Secretaria de saúde reconhece fracasso e retoma atendimentos odontológicos em modelo de gestões anteriores
Após várias denúncias
de nosso blog e protestos da população nas redes sociais, a secretaria de saúde
de Santa Terezinha de Itaipu resolveu desistir do novo sistema de atendimento
montado no início do ano pelo vice-prefeito e pseudo - secretário de saúde, Dr.
Pedro Matias.
Todos se recordam que
logo no início da gestão do prefeito Antonio Luis Bendo (BIM), o vice-prefeito
Dr. Pedro Matias resolveu implantar uma mudança total no sistema de atendimento
à saúde no município, instrumentalizando a ex-secretária de saúde da época,
Vanessa Radavelli a fazer mudanças também no sistema de atendimentos
odontológicos. A proposta de acabar com o fornecimento de fichas nos postos de
saúde e implementar um sistema de agendamento, acabou causando atrasos que
chegavam até a três meses para conseguir uma consulta ou procedimento clínico.
A demora no atendimento
que relatamos, levou a população a fazer protestos pelas redes sociais, com
inúmeras reclamações e vídeos que chegavam a ter mais de 10 mil visualizações,
demonstrando a insatisfação dos moradores.
Mas as novidades agora,
após a posse da nova secretária Daniela Vitorassi, é que a houve o
reconhecimento de que o novo sistema de saúde não funcionou, retomando o antigo
sistema de fornecimento de fichas nos postos de saúde pela manhã e atendimentos
agendados por agentes de saúde. A prefeitura, claro que não reconhece o
fracasso oficialmente e culpa as faltas em consultas como causador das longas
esperas.
“ Já no turno da tarde,
os agendamentos serão priorizados para grupos específicos: gestantes, pacientes
com diabetes ou hipertensão, idosos, crianças de 0 a 11 anos e pessoas com
necessidades especiais. O reagendamento das consultas será feito com o apoio dos
Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Casos de urgência continuam sendo
atendidos normalmente em todas as unidades.” (afirmou a nota oficial da
prefeitura).
Mas como diz o
provérbio “Antes tarde do que nunca”.