Pacientes chegam a procurar o Ministério Público para conseguir fisioterapia de pós operatório em STI

 

Secretaria de saúde marca fisioterapia para 45 dias após a cirurgia e farmácia municipal não tem a maioria dos medicamentos

 

Continua repercutindo nossa matéria de segunda-feira (28), sobre a falta de serviços de fisioterapia para pacientes da secretaria de saúde de Santa Terezinha de Itaipu, ocasionada pelo vencimento do contrato com a empresa que prestava os serviços ao município. Relembrando o caso, a administração municipal deixou vencer o contrato que foi iniciado em 11 de julho de 2024 e que se encerrou no dia 18 de julho de 2025, sem efetuar nova licitação.

Como relatamos anteriormente, a empresa que prestava os serviços até que tentou colaborar, continuando o atendimento aos pacientes que já vinham sendo atendidos, mas por falta de nova licitação tiveram que encerrar os atendimentos. Nesta quarta-feira (30), fomos informados que a situação vem piorando, pois a cada dia mais pacientes que passam por cirurgias precisam fazer fisioterapia, sendo inclusive parte do processo cirúrgico.

Ainda segundo relatos, a secretaria de saúde estava tentando marcar o início das sessões de fisioterapia para muitos pacientes em até 45 dias após as cirurgias, procedimento que não segue orientações médicas, que recomendam início imediato para muitos pacientes, dependendo de cada caso. Vejam o exemplo de um caso específico, que o desespero de um paciente o levou a procurar a ouvidoria da secretaria de saúde, que teria feito a orientação para o paciente procurar o Ministério Público para reivindicar seus direitos.

O interessante dessa história, em que o poder público recomenda ao cidadão procurar a justiça para providências do próprio poder público é inédita e por sorte até que surgiu uma solução paliativa para amenizar os problemas, atendendo alguns pacientes de forma improvisada, junto com ‘acamados’ e autistas, segundo informações.

A falta de medicamentos do pós operatório

Mas como comentamos outro dia que “não há nada tão ruim que não possa piorar”, a maioria dos pacientes também não estão conseguindo boa parte dos medicamentos receitados para o pós operatório, sendo obrigados a comprar do próprio bolso para sua recuperação. Aliás esse fato já foi denunciado pelo próprio autor dessa matéria, onde houve também a necessidade de comprar materiais para a troca de curativos da cirurgia e também medicamentos.

Essa situação vem revoltando a população que reclama por melhor atendimento da secretaria de saúde, que por sua vez afirma que agora com nova direção pretende consertar os problemas do início do mandato, onde Dr. Pedro Matias prometia fazer uma “revolução” no sistema de saúde municipal, mas que após sete meses terminou em fracasso e com denúncias sérias como a de ontem, onde ocorreu o pagamento mal justificado de 600 mil reais a um laboratório por “indenizações” de serviços que não tinham licitação nem contrato.

Enquanto isso, o prefeito Antonio Luis Bendo (BIM), se mostra cada vez mais insensível com o problema da saúde e se diverte com a “festa do agricultor” e com o concurso de “Miss Santa Terezinha 2025” que por sinal não tem falta de nada e tem apoio financeiro do município.

 

Estamos também no Iguassu News

Agora nossos queridos leitores(as), também podem nos acompanhar no melhor site de notícias de Foz do Iguaçu, o Iguassu News, diariamente com nossa coluna dos bastidores políticos de Santa Terezinha de Itaipu e outras notícias de interesse da população. Blog do Danilo Griz e Iguassu News – parceria que já deu certo. https://iguassunews.com.br/



Postagens mais visitadas deste blog

“ Farra “ de Nepotismo na Prefeitura de STI

FESPOP Nova Versão???

Assédio moral e homofobia são as denúncias oficiais contra mais um secretário municipal